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A Editora Leader em parceria com a Autora Ana Pregardier, lança o tema: Educação Financeira

 

 

Um programa de educação financeira completo para as escolas se alinharem ao novo texto da BNCC e ao decreto 7.397/2012 que institui a ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira)

 

De acordo com o novo texto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) instituído pelo MEC, a Educação Financeira passa a ser tema transversal obrigatório na abordagem de sala de aula.

O Programa recebeu o Selo ENEF, que reconhece nacionalmente as iniciativas que fortalecem a Estratégia Nacional de Educação Financeira.

Apenas 44 iniciativas brasileiras foram reconhecida pela ENEF, e a IntusForma é Instituição com maior número de iniciativas reconhecidas no Brasil.

Acesse http://www.vidaedinheiro.gov.br/selo-enef/ para conhecer as iniciativas que ganharam o selo.

 

Como Estar Alinhada

Para estar alinhada às modificações feitas pelo MEC na BNCC, a instituição de ensino deverá incluir no programa de aula (de forma transversal, ou seja, junto com as demais disciplinas) a Educação Financeira.

O conteúdo curricular que o professor deve abordar para cumprir o cronograma de ensino já é extenso e a carga horária disponível é justa.

Devido a isto, torna-se imprescindível a utilização de um material de Educação Financeira que esteja alinhado aos conteúdos curriculares já obrigatórios, facilitando assim a vida do professor e tornando o aprendizado divertido para o aluno.

Como Funciona

  • O Professor de Educação Infantil irá trabalhar Eixo Curricular “O Eu, o outro, o nós” nos Objetivos de Aprendizagem EICPEO01, EICPEO02 com atividades e histórias dos livros. Além de diversos outros Objetivos de aprendizagem ligados à outros eixos curriculares do Ensino Infantil.

  • Professor de Educação Infantil irá trabalhar Eixo Curricular “O Eu, o outro, o nós” nos Objetivos de Aprendizagem EICPEO01, EICPEO02 com atividades e histórias dos livros. Além de diversos outros Objetivos de aprendizagem ligados à outros eixos curriculares do Ensino Infantil.

  • Português – Desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e oralidade (identificar, localizar, inferir, comparar, analisar, defender posicionamento, produzir etc.);

  • Português – Desenvolvimento de atitudes e valores (apreciar, valorizar, reconhecer a importância);

  • Educação Física – Desafios interdisciplinares: possibilitar o diálogo com os conhecimentos produzidos/trabalhados nas demais áreas e componentes curriculares;

  • Língua Estrangeira moderna – interações por meio de textos em língua estrangeira sobre temáticas relevantes para os sujeitos de acordo com os temas integradores (Ed. Financeira por exemplo).

  • Ciências da Natureza: Eixo curricular: Contextualização, social, cultural e histórica das Ciências da Natureza – São enfocados os âmbitos da vida pessoal, do mundo do trabalho, desde a vida diária até a participação democrática em decisões políticas sobre consumo, energia, ambiente, entre outros.

Estes são apenas alguns exemplos de objetivos de aprendizagem ou eixos curriculares que os professores poderão cumprir nas suas áreas de conhecimento alinhando os materiais de Educação Financeira do Programa Finanças é coisa de Criança.

  • Material didático do Aluno;
  • Livro do professor; e
  • Apoio pedagógico online ao professor durante todo o período do ano letivo.
  •  

     

Assim, o professor pode planejar com o apoio da equipe pedagógica online o seu plano de aula para além de cumprir o seu conteúdo curricular, trabalhar o tema Educação Financeira na sala de aula.

A Autora

ANA PREGARDIER

Desenvolveu e publicou o método Lúdico-Vivencial de Formação de Hábitos Financeiros, reconhecido cientificamente nas entidades acadêmicas Brasileiras; na Rússia desenvolve pesquisa sobre este método junto à cátedra de Psicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo.

Cursa Mestrado em Educação (UDM, Chile) e Especialização e Neuroeducação (Estácio de Sá); possui MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV, MBA Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico e MBA Gestão de Negócios e Business Intuition junto a AMF. É graduada em Administração de Empresas pela UNISINOS.

Atualmente, é diretora da empresa IntusForma Tecnologia Vivencial; colunista do Portal da Educação e do Portal Administradores.com. Autora de livros didáticos, artigos científicos, congressista nacional e internacional especializada no tema e membro correspondente da União Brasileira de Escritores UBE-RJ.

Acompanhamento Online

O acompanhamento online trata-se de um recurso exclusivo e personalizado, onde todos os educadores envolvidos no projeto poderão acessar através de um email exclusivo do projeto dicas, sugestões e orientações sobre como montar seu plano de aula, como utilizar os materiais e também receberão dicas de novas formas de atrelar o conteúdo de educação financeira do Programa Finanças é coisa de Criança à sua área de conhecimento.

Além desse acesso exclusivo, os educadores poderão enviar materiais das atividades realizadas em sala de aula para que a IntusForma elabore a análise de impacto e resultados do projeto, o que possibilita aos gestores do projeto uma avaliação sobre os benefícios de ter adotado o programa.

 

Investimento

O Investimento do projeto é calculado a partir da quantidade de alunos e professores envolvidos.

Tendo como base o valor de R$ 58,00 por participante caso de projetos que envolvam mais de 3.000 participantes.

O Investimento por participante é realizado apenas uma vez no ano e inclui o fornecimento dos livros, acompanhamento online relatório de impactos e resultados do projeto após o encerramento do ano letivo.

Todos os dados, gráficos e análises sobre os resultados do projeto são entregues à contratante para que esta possa divulga-los ou registra-los, demonstrando assim os benefícios de terem adotado o programa.

 

Bases

  • É possível prevermos algum resultado ou mudança após a aplicação do programa Finanças é coisa de criança?

Sim. O programa Finanças é coisa de criança foi desenvolvido com base no método LVFHF, sendo este um método científico, possui passos que se forem seguidos levam ao resultado previsto.

  • Qual é o resultado que podemos esperar?

Programa Finanças é coisa de criança prevê que pelo menos 50% das crianças que participam do programa têm mudança de comportamento financeiro percebida pelos pais e no seu nível de conhecimento sobre finanças.

Estes resultados foram verificados mais de 2500 crianças e adolescentes e já foram comprovados e validados por clientes e entidades acadêmicas no Brasil e no exterior.

 

Modelo Conceitual

Método Lúdico-vivencial de Formação de Hábitos (LVFH)

Programa Finanças é coisa de criança, fundamenta-se na utilização do LVFH e tem como pressupostos as bases neurológicas da formação de hábitos, a pedagogia do desenvolvimento e a psicologia humanista.

Atua através da proposição de uma situação decisional-emocional na qual o indivíduo a partir da escolha feita, forma ou reforça um determinado traçado mnésico, possibilitando a criação e exercício do hábito funcional ao escopo.

Converse conosco pelo e-mail: contato@editoraleader.com.br e descubra como incluir a Educação Financeira na sala de aula!

Os Livros

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